Olá meus amores! Tudo bem com vocês? Espero que sim :))))). Semana passada comecei a série brincadeiras para bebês (link parte 1) e hoje, como prometido, eu trago a segunda parte, vem conferir comigo!
6 a 7 meses
6 a 7 meses
Permita que o bebê treine pegar diversos objetos de formas diferentes.
- Brinquedos: objetos seguros ou livros infantis para deixar por perto e mantê-lo interessado. Com a capacidade de concentração ainda está em desenvolvimento, prenderá a atenção por apenas alguns minutos.
- Caixas de surpresa: brinque de adivinhação, os bebês adoram a sensação deles mesmos fazerem algo desaparecer.
- Fantoches: use fantoches seguros que se ajustam às mãos dos adultos, pois o bebê ainda não consegue vesti-los. Os fantoches enriquecem as habilidades sociais em grupo.
- Bolhas de sabão: faça a bolha de sabão durante o banho com o sabonete líquido que o bebê usa. O adulto deve fazer a bolha de sabão. Não deixe o bebê pegar o frasco contendo o líquido, pois é tóxico. O bebê pode brincar de estourar as bolhas, desenvolvendo a coordenação motora.
- Brincadeiras de pular: segure o bebê no colo, com segurança, faça-o pular de cima para baixo. Torne a brincadeira divertida: cante, sorria.
7 a 8 meses
- Copos de plástico: comprar copos de plástico de cores, tamanho e modelos diferentes para que a criança possa brincar de encaixar.
- CD de canções: toque CD de ninar ou músicas infantis. Se o bebê está acostumado a ouvir a mão cantar, grave um áudio com ela cantando. Cante com ele as músicas preferidas.
- Brinquedos que fazem barulhos: os bebês gostam de brinquedos que fazem barulhos, apitam ou tocam música. Ofereça brinquedos que ele consiga apertar o botão sozinho.
- Objetos da sala: os bebês gostam de descobrir as coisas, por isso, libere para ele uma gaveta ou um armário repleto de objetos domésticos interessante e principalmente seguros. O bebê aprenderá a diferenciar formatos, cores, tamanhos e texturas diferentes. Para estimulá-los a engatinhar, coloque um objeto atraente fora de seu alcance (na mesma altura) e logo ele se deslocará pelo chão a fim de pegá-lo.
8 a 9 meses
- Engatinhar: nessa idade o bebê começa a engatinhar e você poderá ficar no chão junto a ele estimulando-o a engatinhar. Esconda-se atrás de uma montanha de almofadas, pois ele sentirá vontade de escalá-las. Não o deixe sozinho, pois ele pode perder o equilíbrio e se machucar.
- Esconder: coloque uma toalha em cima da sua cabeça e pergunte: "cadê a <inserir o nome da criança>?". Deixe que o bebê descubra a sua cabeça e diga: "achou!". Você também pode se esconder atrás da porta ou atrás da cortina, surpreendendo o bebê com delicadeza. Os bebês também gostam de brincar de esconder objetos.
- Água: os bebês costumam gostar de brincadeiras com água. Encha uma bacia com água (morna) e brinque de encher e esvaziar copinhos, isso auxilia na coordenação motora. Esta brincadeira também é interessante na hora do banho. Quando o bebê for brincar perto da água, segure-o firmemente.
- Sons: é interessante o bebê ter alguns brinquedos de instrumentos musicais indicados para a idade, como piano e xilofone. O bebê se sente estimulado a criar novos sons. Isso auxilia a desenvolver a capacidade auditiva. Não se preocupe se a coordenação ainda não é suficiente para tocar os instrumentos.
9 a 10 meses
A capacidade de concentração do bebê está aumentando, o que lhe permite ficar mais tempo com o brinquedo. O bebê poderá explorar a coordenação motora manuseando objetos seguros de diferentes tamanhos, formatos, cores e texturas.
- Animais: se o bebê gosta de animais, introduza livros com imagens de diferentes animais e músicas que falem sobre bichos no seu repertório. Imite os sons que os animais fazem para que o bebê comece a aprendê-los, ele se sentirá estimulado para copiar os sons.
- Caixa de surpresa: alguns bebês adoram mudar os objetos de lugar. Monte uma caixa com vários objetos seguros, diferenciando cores, tamanhos, formatos, encaixes e texturas. Brinque com o bebê de retirar e colocar os objetos na caixa, explorando as diferenças de cada um. Outra dica é embrulhar alguns objetos, já que eles adoram rasgar o papel para desembrulhar. Nunca deixe o bebê sozinho, ele pode engasgar com o papel.
- Livros: estimule a sensação de toque utilizando livros que contenham figuras com formatos e texturas diferentes.
- Túnel: os bebês gostam de engatinhar por túneis de brinquedos. Quando o beber estiver engatinhando bem, brinque de pega-pega passando pelo túnel ou de se esconder.
- Parque: leve o bebê aos parques ou playground, ele vai se sentir satisfeitos em explorar novos brinquedos e brincar com outras crianças.
10 a 11 meses
Nessa fase, o bebê possui controle manual, consegue virar as páginas de um livro, encaixa blocos em orifícios de várias formas, joga bola em uma determinada direção e consegue dar objetos na mão de quem solicita. Também começa a se interessar mais em saber como os brinquedos tocam, se mexem e se encaixam.
- Encaixe: corte um círculo na tampa da caixa e ensine-o a colocar um bola de tênis dentro por meio do buraco. Quando você perceber que o bebê está gostando e entendeu a brincadeira, ofereça para ele um brinquedo de encaixe mais desafiador com várias formas e cores. Essa atividade auxilia na coordenação motora.
- Livros: proporcione momentos tranquilos de historinhas, deixando o bebê virar as páginas. Guarde os livros em locais de fácil acesso ao bebê, assim ele poderá pegá-los quando quiser.
- Torres: construa com o bebê torres de blocos, de copos de plástico, vasilhas de plástico, livros e outros objetos seguros. O bebê vai adorar derrubar esta torre.
11 a 12 meses
O bebê começa a desenvolver a noção de ritmo, por meio de cantigas ou batendo palmas.
- Dar e tomar: brinque de dar e tomar e quando o bebê devolver o objetos, elogie.
- Brinquedos macios: ofereça brinquedos macios como bonecos e bichinhos. Utilize esses bonecos para ensinar o bebê a dar beijinhos nos preferidos antes de dormir, dar "tchau" quando for sair e outros costumes sociais. Verifique se os brinquedos não possuem olhos, boca e nariz que se soltam, o bebê pode engolir os itens soltos.
- Livros e músicas: a repetição das músicas e histórias incentiva as primeiras palavras e reforça a memória.
- Brinquedos de puxar: se o bebê já está andando, é interessante oferecer um brinquedo de puxar para estimular o andar. Talvez você tenha que ajudá-lo no início.
Fonte: VIGNON, Luana. Guia do educador: teorias pedagógicas educação infantil / Luana Vignon, Marco Saliba; assessoria pedagógica Aline Correia. 1. ed.- São Paulo: Eureka, 2015.
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por me visitar.
Ficarei muito grata pelo seu comentário e irei responder o mais breve possível.
:)))