Olá meus amoooores! Como vocês estão? Por aqui tudo ótimo.
Trago mais uma brincadeira para vocês utilizarem com seus alunos, ela pode até parecer "boba" para algumas pessoas, mas ela é de grande importância para a formação e desenvolvimentos das crianças. Como o próprio título já diz, brincando de imaginar.
Mas por que a imaginação é tão importante?
Dizem os estudiosos que a imaginação nada mais é do que a maneira que encontramos de fugir da realidade, muitas vezes opaca, que nos cerca. Assim, criamos um mundo novo, diferente, do jeito que queremos, para satisfazer as nossas necessidades, sejam elas boas ou ruins. Viajar por esse mundo nos faz passar por situações que, embora criadas por nós mesmos, talvez jamais passássemos no contexto real.
Por isso, a imaginação é tão importante para as crianças. Quando nascem, os bebês possuem cerca de 100 bilhões de células no cérebro. Através da experiência de vida e, principalmente, da imaginação, essas células criam novas conexões, chegando a formar cerca de 1 quatrilhão delas a partir do terceiro aninho da criança. Isto é: imaginar é o primeiro passo para criar pessoas inteligentes e criativas, formando, consequentemente, adultos capazes de solucionar problemas e lidar melhor com os percalços do dia a dia.
A melhor parte disso é que estimular as crianças é fácil e, acima de tudo, muito prazeroso. A forma mais comum de fazer isso é através da leitura, quanto mais dramatizada melhor, já que é preciso que a criança sinta, muito mais do que entenda, a história. A música também é aliada nessa tarefa: através do contato com vários ritmos, a criança cria uma base de diferentes sons que, mais tarde, serão incorporados aos seus sentimentos.
Além disso, todos sabemos que para uma criança, é nos objetos cotidianos que residem as maiores fontes da imaginação: caixas, pedaços de papel, tecidos velhos podem virar brinquedos muito divertidos, capazes de proporcionar diversas situações para o seu pequeno, ou a sua pequena, resolver. É hora de tirar do baú dos antigos sonhos da criança que ainda existe em você e ajudar o seu filho a abrir as portas desse universo rico e extremamente importante para o seu desenvolvimento.
Então vamos brincar de imaginar?
Faça com que a criança imite com o corpo e as mãos o que deseja imitar em sua fantasia.
Por exemplo: Vamos encher um balão ( com as mãos e a boca, a professora vai soprando e enchendo o balão imaginário); para onde vai o balão? O meu foi para o telhado e o seu?
Imagine o gesto de beber alguma coisa e fazer com que as crianças imitem
Pegar um prato e imitar alguém comendo junto com as crianças. O que você está comendo?
Apresentar um saco de balas e perguntar: de que é a sua bala? É gostosa? Está doce? Está azeda?
Estimule, brinque e se divirta com a IMAGINAÇÃO.
Gostou dessa dica? Vai fazer com seus alunos? Compartilhe comigo na #mairaborgesap e continue ligadinho nas próximas postagens. :)
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por me visitar.
Ficarei muito grata pelo seu comentário e irei responder o mais breve possível.
:)))