Quem aí não fica nervoso com a reunião dos pais se aproximando? Tenho certeza que a maioria ou até mesmo todos ficam pelo menos com um friozinho na barriga. Pesquisando em alguns sites, encontrei várias dinâmicas que vocês podem fazer com os pais, cada uma com um objetivo e você poderá ver qual mais se adapta a sua necessidade.
1. Adaptação da Dinâmica Pintura Surpresa:
Desenvolvimento: Cada responsável receberá uma folha em branco e uma caneta e conforme as ordens do professor, deverá desenhar um monstrinho. O professor poderá se divertir em deixar esse monstrinho bem engraçado.
Objetivo: Levar que os pais cheguem a conclusão que nenhum desenho é igual e cada um tenha uma visão diferente, por mais que todos recebessem a mesma ordem, nenhum deles conseguiram desenhar igual. E isso também acontece com os alunos, por mais que todos recebam a mesma orientação, cada um tem um ritmo, um jeito de olhar e isso não significa que um seja mais inteligente que o outro, mas que cada por mais que tenhamos atitudes, personalidades e aparência igual, nós somos diferentes.
2. Dinâmica da bolinha de revista:
Desenvolvimento: Entregar para cada responsável uma folha de revista, para que amassem formando uma bolinha. Seguindo uma ordem (por fileira, por exemplo), pedir que cada um fale sua expectativa com relação ao seu filho na escola e logo após passe a bolinha para o seguinte, que deverá juntar com a sua, formando uma única bola (enquanto isso, a professora pode anotar o que é dito na lousa. Fazendo assim sucessivamente, quando todos tiverem dito suas expectativas e juntado a sua bola, a professora será a última a pegá-la. Com a bola em mãos, a professora deve fazer uma reflexão, levando à discussão sobre a grande responsabilidade da escola que, diferente dos pais, que iniciaram a dinâmica cada um com uma bolinha, a professora tem todas elas juntas, representando não somente os alunos, mas também as expectativas dos pais, precisando assim da ajuda de todos para realizar um bom trabalho.
Objetivo: fazer com que os pais reflitam sobre a dificuldade do professor com relação ao número de alunos e expectativas dos familiares, dando a importância ao trabalho coletivo entre família e escola.
3. Dinâmica do pirulito
Desenvolvimento: Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda. O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito. Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido.
Objetivo: Refletir sobre a importância do próximo em nossa vida.
Fonte: http://www.atividadeseducacaoinfantil.com.br/recursos-educacionais/dinamica-para-reuniao-de-pais/
4. Dinâmica de grupo com bexigas
Desenvolvimento: Inicia-se com as pessoas reunidas em círculo e no centro uma bexiga para cada participante. Cada pessoa pega enche a sua bexiga e após amarrá-la é dada a proposta de que o grupo deve mantê-las voando. Então, o monitor responsável pela dinâmica deve ir retirando os participantes lentamente, um por vez. O número de bexigas continuará o mesmo, porém o número de pessoas será cada vez menor, até chegar a ponto de não mantê-las mais suspensas.
Objetivo: Ressaltar a importância do trabalho em equipe.
Fonte: http://www.atividadeseducacaoinfantil.com.br/recursos-educacionais/dinamica-para-reuniao-de-pais/
5. Dinâmica da bala
Desenvolvimento: Entregue uma bala (com embalagem que abra dos dois lados) para cada responsável e peça para que abram apenas com uma mão. Você verá que depois de muito tempo e esforço eles irão conseguir.
Objetivo: Fazer os pais refletirem da importância da união entre a escola e a família. A bala é a criança, a mão que eles usaram para abrir é a professora, e a outra, a família. Se o professor fizer o trabalho sozinho, irá conseguir, mas demorará mais e será mais difícil, mas se tiver a "outra mão" (a família), ficará mais fácil e eficiente.
6. DINÂMICA TEIA DE ARANHA
Desenvolvimento: Forme uma roda com os pais em pé. Proponha que quem estiver com o novelo (ou barbante) diga uma palavra que represente as expectativas sobre a escola ou sobre o aprendizado do seu filho, em seguida jogue o novelo para outro pai na roda. Todos que já falaram devem continuar a segurar a lã. Assim até todos falarem e formar uma teia.
Objetivo: Mostrar a importância da participação de todos na educação. Comente sobre a importância de todos nesse momento, que se alguém soltar a lã a teia não se forma. E que as relações são como teias, umas influenciam as outras, por isso a importância de todos participarem, serem exemplos e dar apoio uns aos outros. Deixe os pais que quiserem falarem sobre isso.
7. DINÂMICA NO LUGAR DA CRIANÇA
Desenvolvimento: Convide os pais a participarem de alguma brincadeira que você usa para ensinar letras, números, concentração… Modifique a brincadeira para que a dificuldade seja adequada aos pais. Por exemplo: Um limão entrou na roda, em que cada vez que alguém fica com o limão deve falar um palavra que inicie com a letra que a palavra dita anteriormente tenha terminado. Pode ser uma brincadeira bem rápida ou uma espécie de gincana. O essencial é que os pais percebam como as brincadeiras ensinam até mais do que uma atividade escrita. Ao final da brincadeira questione que habilidades foram trabalhadas ali. Pode-se finalizar entregando uma pequena mensagem sobre a importância do brincar.
Objetivo: Mostrar para os pais como é possível aprender através do lúdico e como na escola brincar não é perda de tempo.
*DICA DE LEITURA:
Muito interessante essa leitura, lá vem mostrando como uma professora usou a reunião dos pais não apenas como um momento para a entrega de relatórios e trabalhos, mas sim para um momento de reflexão, um espaço de formação. Vale muito a pena você dar uma conferida.
Você também pode conferir outras dinâmicas:
DINÂMICA CAIXA DOS MOMENTOS PRECIOSOS - Papo da professora Denise
DINÂMICA DO SORRISO - Baú de ideias
REUNIÃO DE PAIS E DINÂMICAS - Educa já
Olá!
ResponderExcluirgostei muito da dinâmica do pirulito!
Utilizarei em minha reunião com os pais.
Fico muito feliz! <3
ExcluirOlá, muito obrigada pelas dicas, são todos boas que fiquei até em dúvida de qual usar.Mas vou começar pela bala...e nas próximas reuniões vou realizando uma de cada vez. Preciso muito do apoio , colaboração e compreensão dos pais dos meus alunos..
ResponderExcluirPois estou numa sala de educação infantil com 22 crianças, sendo 2 especiais. Graças a Deus este ano consegui uma monitora. Mas não é fácil, mas também não é impossível, amo oque faço é tenho certeza que com a ajuda dos pais, tudo funcionará melhor.
Tenho fé que você certamente irá conseguir. 🙌♥️
ExcluirAmei demais cada dinâmica dada por vc,diferente da minha chara,vou dar a do pirulito,muito incrível essa,adorei tds,obrigada por enquanto,bjs,JEANE SAMPAIO.
ResponderExcluirObrigada pelo carinho! Eu tambem sempre fico em dúvidas pois todas são excelentes! ;)
ExcluirMuito legal ameiii
ResponderExcluirFico muito feliz! 😍
Excluirboa noite! as dicas de dinâmica são excelentes, usarei a da bala na minha próxima reunião ;)
ResponderExcluir