Olá meus amores! Tudo bem com vocês? Espero que sim :))))). Comecei a alguns semanas atrás a parte 1 e 2 das brincadeiras para crianças de 0 a 24 meses e hoje trago a parte 3 (link parte 1, parte 2) vem conferir comigo!
12 a 14 meses
- Livros: estimule o bebê a gostar de livros, sentando com ele e aproveite o momento de calma para contar historinhas. No primeiro momento, dê preferencial a livros mais resistentes, de papelão e de fácil limpeza. Explique a história detalhadamente e faça comentários sobre as ilustrações.
- Brinquedos de empilhar: com eles o bebê diferencia cores e tamanhos, percebendo como um brinquedo encaixa no outro ou fica em cima de outro.
- Blocos: com o passar do tempo, aumenta o número de blocos a serem empilhados.
- Apertar e pula: o bebê aprende o que é causa e efeito, mostre a ele como funciona e depois deixe que ele aperte o botão sozinho.
- Texturas: ofereça para o bebê objetos seguros com texturas diferentes para que ele perceba a diferença com o tato.
14 a 16 meses
- Brincadeiras com água: estimule a coordenação motora com brincadeiras com água. Coloque água em uma vasilha e brinque com panelinhas, bules, chaleiras de brinquedo, enchendo e esvaziando os recipientes. A criança aprende que alguns objetos flutuam, outros afundam, que a água sempre desce e nunca sobe e que objetos com água são mais pesados do que os objetos sem água. Brinque também de barquinho. Observação importante: nunca deixe a criança brincando com água sozinha.
- Brinquedos de empurrar: a crianças pode colocar vários objetos (seguros) para transportar no brinquedo (carrinho) e ficará muito feliz com a ideia de levar objetos de um canto para o outro.
16 a 18 meses
- Papel e giz de cera: o bebê começa em se interessar em fazer a sua marca, percebe que consegue mudar algo. Elogie-o e motive-o, colocando os primeiros rabiscos/ desenhos nos quadros. Incentive a criatividade. Utilize o giz de cera com ceres vivas, mas fique perto e não permita que coloque o giz de cera na boca. Essa atividade auxilia no desenvolvimento da coordenação motora.
- Brinquedos de atividades: brinquedos que permitam empurrar, puxa, girar e torcer e que mostram a situação de causa e efeito desenvolvem a coordenação motora.
- Brinquedos de encaixe: as crianças começas a utilizar a sua imaginação para construir casas, castelos e outros objetos que desejar.
Espero que estejam gostando das brincadeiras, semana que vem eu trago a última parte. <3
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por me visitar.
Ficarei muito grata pelo seu comentário e irei responder o mais breve possível.
:)))