Já parou para pensar o quão nossos alunos são diferentes de nós quando éramos estudantes?
Se para mim, que tenho 26 anos, já sinto diferença, imagine para professores que são mais velhos do que eu. Mas por que isso acontece?
Isso acontece porque o mundo processa de forma diferente, por exemplo, na época da minha avó não se tinha acesso as informações como temos hoje, as pessoas tinham costume de ler jornal para saber das notícias, televisão? Minha vó não tinha. Internet? Acho que ela nunca tinha escutado essa palavra.
Na época da minha mãe as notícias já eram mais veiculadas pela televisão onde começou a fazer parte de muitas famílias, inclusive as mais pobres. Porém muitas tinham acesso apenas a televisão em preto e branco, que era o que minha mãe falava que tinha na sua casa, além de ter que dividir essa televisão com 5 irmãos. Pesquisas da escola? Nada como a boa e velha biblioteca.
Quando eu era criança, as fotos eram tiradas em câmera que só quando revela que poderia ver as fotos. Já existia internet, porém eu usava internet de escada, e tentava ficar conectada no meu Orkut e MSN, além de ter colocar crédito toda semana para poder usar o SMS para me comunicar com meus amigos. Televisão? Tinham duas na minha casa, eu também tinha DVD e claro a imagem já era colorida. Depois com o tempo surgiu o Twitter, Facebook e Instagram e quando eu tinha uns 15 anos já tinha um celular que tirava fotos e minhas pesquisas já eram feitas no Google.
Hoje as crianças nascem no mundo tecnológico, já nascem por assim dizer com um celular na mão, e não é um celular igual ao que eu tinha, o meu primeiro nem tinha android, muitas tem netflix no celular. Seus sonhos? Ser youtuber ou até mesmo tik toker. E na pandemia? Já imaginou como seria a aula na sua juventude, provavelmente seu professor não iria gravar vídeo e nem faria videoconferência, está mais para rodar as atividades no mimeógrafo.
Conseguiu perceber por que seus alunos são tão diferentes? Vivemos numa geração onde a informação está na palma da mão, onde as informações são passadas de um país para o outro mais rápido do que o nascer do sol, onde as informações são vistas em vídeos de 15, 30 segundos e não em textos de jornais.
Vivemos numa sociedade onde as pessoas podem ir para a internet, criar seu canal e expressar sua opinião, gostos e virar conhecida mesmo que não seja artista.
Não da para querer alunos da sua época, com o mundo que vivemos agora. Mas da para usar a sua experiência e aprender com seus alunos.
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por me visitar.
Ficarei muito grata pelo seu comentário e irei responder o mais breve possível.
:)))