Você já ouviu falar nas metodologias ativas?
As metodologias ativas são o oposto da metodologia tradicional, isso porque na metodologia tradicional o foco é a memorização do conteúdo para a prova e o professor é o detentor de todo o conhecimento, já as metodologias ativas tem como foco desenvolver habilidades e competências dos alunos, buscando sua autonomia, criatividade e colaboração o professor passa a ser um mentor.
Como referência é usado o cone da aprendizagem, de Edgar Dale, publicado em 1969 que pode ser assim resumido:
Em duas semanas, tendemos a nos lembrar de: 10% do que lemos; 20% do que ouvimos; 30% do que vimos; 50% do que vimos e ouvimos; 70% do que falamos; e 90% do que falamos e fizemos.
Desta forma, um ensino exclusivamente expositivo, pode ser avaliado positivamente quando se “estuda para a prova” e revê os conteúdos abordados, a partir de nova leitura do tema.
Entretanto, quando as avaliações se distanciam e o volume de conhecimentos aumenta, o problema se agrava e, se a estrutura do curso ou período realizado não for suficientemente trabalhado, o desempenho será prejudicado.
Ou seja, por meio da memorização, pode até ser que os alunos se saiam bem nas avaliações, porém eles podem não ter desenvolvidos habilidades como senso crítico, autonomia, colaboração e criatividade.
Me conta aqui nos comentário se você tem o costume de usar as metodologias ativas nas suas aulas. 👇👇👇
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por me visitar.
Ficarei muito grata pelo seu comentário e irei responder o mais breve possível.
:)))